7 Exercícios para Desenvolver a Paciência e Reduzir o Estresse

Com um mundo cada vez mais corrido, é fundamental adotar práticas para desenvolver a paciência
Desenvolver a paciência
Imagem de Tung Lam por Pixabay
Getting your Trinity Audio player ready...

Você sabia? Com um mundo cada vez mais corrido e apressado, é muito fácil se perder na impaciência, no estresse, e na pressa. Esses sentimentos podem gerar comportamentos impetuosos e não ponderados, além de prejudicarem a saúde. Entretanto, com algumas práticas e treinos, podemos desenvolver a paciência e aprender lidar melhor com algumas situações da vida.

Portanto, nesse artigo, separamos alguns exercícios e técnicas para ajudar a reduzir o estresse e desenvolver a paciência. Confira abaixo.

7 exercícios para desenvolver a paciência e reduzir o nível de estresse

O terceiro serve também para crianças.

1. Respiração Diafragmática: um dos melhores exercícios para desenvolver a paciência

Diferente da respiração usual que fazemos quase que involuntariamente, a técnica da Respiração Diafragmática consiste na inspiração com expansão, e aspiração com contração do abdômen.

Alguns dos seus benefícios é que essa respiração ativa diretamente o nervo vago, reduzindo portanto os níveis de cortisol (hormônio do estresse). Isto é, a prática diária — de 5 a 10 minutos — ajuda a reduzir o estresse e praticar a tolerância e paciência, principalmente para saber lidar com situações imprevistas.

2. Prática da Meditação de Atenção Focada

Segundo algumas pesquisas realizadas com neuroimagem, a prática da meditação com atenção focada ajuda a fortalecer nosso córtex pré-frontal. Além disso, essa técnica também reduz as atividades da amigdala cerebral, uma área do cérebro responsável pela regulação hormonal e emocional.

Ou seja, praticar essa meditação ajuda a treinar a mente para a resistência de irritação e impulsividade, aumentando os níveis de tolerância.

3. Treino de Gratificação Adiada (Delay Gratification)

O conceito fundamental desse treino vem das observações sobre crianças que conseguiam usar a paciência para esperar por uma maior recompensa posteriormente.

Isto é, o Treino de Gratificação Adiada tem como base os estudos do “Teste do Marshmallow”. Essa técnica consiste em desenvolver pequenos desafios de rotina, mas com recompensas adiadas. E os resultados desse treino é a melhora da capacidade de esperar por resultados com paciência e sem ansiedade.

4. Exercícios de Reavaliação Cognitiva

A prática de Exercícios de Reavaliação Cognitiva é uma técnica da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Ou seja, essa técnica consiste no treino da reinterpretação de situações desafiadores. E seu principalmente objetivo é ensinar a lidar com desafios e dificuldades de maneira mais positiva e neutra.

A partir disso, tendemos a reduzir a carga emocional e aumentar a paciência e resistência emocional distante das frustrações.

5. A prática da Yoga e seus conceitos para desenvolver a paciência

desenvolver a paciência
A yoga é um excelente exercício para desenvolver a paciência Active Stock photos by Vecteezy

Como não poderia ser diferente, exercícios físicos — quando bem orientados — são excelentes remédios para liberação de carga emocional. E com certeza a prática da Yoga está envolvida nisso.

Além da liberação de energia por alongamento muscular, pesquisas comprovam que a yoga ajuda a regular o eixo HPA (hipotálamo-pituitária-adrenal), que é responsável pela regulação do estresse.

6. A técnica da escrita expressiva - Excelente exercício para desenvolver a paciência

Alguns estudos mostram que a escrita dos sentimentos e pensamentos com uma base diária de 20 minutos podem ajudar a liberar cargas emocionais, processar melhor as emoções e reduzir os níveis de estresse.

Com isso, ativa-se um maior nível de resiliência às frustrações, aumentando também os níveis de tolerância.

7. Mindfulness Self-Compassion, Autocompaixão Consciente (MSC)

A técnica Mindfulness Self-Compassion, também conhecida como Autocompaixão Consciente foi desenvolvida por Kristin Neff, professora adjunta de psicologia educacional na Universidade do Texas. Trata-se de uma variação do mindfulness que estamos acostumados.

A prática consiste principalmente tratar a si próprio com compreensão e bondade, principalmente em momentos de dificuldade e sofrimento. Com uma maior tolerância consigo próprio (a), aumenta-se também os níveis de tolerância com as situações diárias.

Gostou?
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Fatos Mega Incríveis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.