Getting your Trinity Audio player ready... |
Você sabia? O universo esconde fatos e mistérios que continuam sendo um dilema para a comunidade científica. Para muitos, estes mistérios do universo são como enigmas que um dia podem ser descobertos.
Para os cientistas e astrónomos, esses enigmas são uma constante busca de desvendar o inexplicável, a lógica por trás desses mistérios que a ciência ainda não conseguiu explicar.
Portanto, se você é um amante da astronomia, nesse artigo trouxemos 6 mistérios do universo ainda não resolvidos pela ciência.
6 mistérios do universo ainda não resolvidos pela ciência
Dilemas surpreendentes que intrigam até os mais renomados cientistas
1. Matéria Escura: a matéria invisível e sua influência no cosmos
A matéria-escura é uma forma de matéria no universo. Segundo a ciência, ela não tem interage com a matéria comum, também não interage com a luz. Isto é, de acordo com estudos científicos, a matéria-escura compõe 27% de todo o universo.
E a forma de detecção dela consiste somente em sua influência sobre estrelas, planetas e galáxias. Ou seja, sem ela, não haveria uma dinâmica coesa no universo.
O que a ciência ainda não descobriu: quais partículas compõem a matéria-escura e qual sua influência no universo.
2. Energia Escura: A Força Misteriosa da Expansão Acelerada
Diferente da matéria-escura, a energia escura compõe 68% do universo. E ela é responsável pela expansão dele. A energia escura foi descoberta durante pesquisas de supernovas distantes. Entretanto, assim como a matéria-escura, cientistas ainda não descobriram direito o que ela é, do que é composta, etc.
3. O Paradoxo de Fermi: Estamos ou não sozinhos no universo?

O Paradoxo de Fermi é um dos mais intrigantes mistérios do universo entre a comunidade científica, estudiosos no geral, e adeptos à ufologia.
Ele consiste na busca em saber porque, em um universo tão grande, — com bilhões senão trilhões de galáxias, estrelas e planetas — , ainda não fomos capazes de detectar vida alienígena.
Por que para os humanos o universo ainda soa como inabitável e silencioso? Talvez exista algum segredo por trás de tudo isso?
4. A Assimetria Bariônica: O Domínio da Matéria Sobre a Antimatéria
De acordo com a teoria do Big Bang, antimatéria e matéria teriam de ser equivalentes. Entretanto, o universo que hoje conhecemos é quase que todo feito de matéria comum.
Ou seja, a Assimetria Bariônica consiste principalmente em estudar essa assimetria entre matéria e antimatéria. Isto é, por que existe esse desequilíbrio? Esse é um dilema que a ciência busca responder.
5. A Natureza dos Buracos Negros: o que existe dentro destes corpos celestes?

De acordo com a ciência, os buracos-negros são regiões com uma força gravitacional tão intensa que nada escapa dessa gravidade, nem mesmo a luz. Ou seja, dentro desses corpos celestes, acredita-se que há uma singularidade onde as leis físicas se quebram.
O dilema que a ciência tenta desvendar é: o que acontece dentro de um buraco-negro? Essa pergunta intriga os cientistas. Algumas teorias cogitam que possa existir até mesmo portais para outros universos.
6. A possível finitude do universo: será que ele acaba ou é infinito?
Será que o universo é infinito ou existe uma finitude, uma borda final? Os estudos de hoje indicam que, por ser considerado “plano”, o universo é infinito. Mas nada ainda é confirmado.
Caso haja um limite, nada ainda foi descoberto do que possa existir além dele. E esse fica sendo um dos dilemas mais misteriosos e profundos dos estudos científicos e cosmológicos atuais.