Computação Quântica: Nova Descoberta Pode Revolucionar Futuros Computadores

Cientistas da Universidade de Oxford descobrem um feito incrível para o campo da computação quântica através do teletransporte quântico de dois processadores separados.
Computação Quântica: Nova Descoberta Pode Revolucionar Futuros Computadores
Imagem gerada por Inteligência Artificial, Leonardo AI
Getting your Trinity Audio player ready...

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford realizou um importante feito que pode revolucionar o campo da computação quântica. E a descoberta pode até inovar o caminho para o teletransporte quântico no futuro. Até mesmo solucionando problemas que antes não tinham solução.

A pesquisa, publicada na Nature, consistiu em uma técnica inovadora de formar um único computador quântico utilizando dois processadores quânticos separados.

Conexão dos componentes da computação quântica

Para isso, os cientistas utilizaram uma interface de rede fotônica.

Essa interface, portanto, permitiu que os qubits, componentes chave da computação quântica, fossem conectados entre os processadores separados. Com isso, foi possível realizar a execução de lógica quântica por meio de teletransporte quântico.

Embora este seja um campo de estudo que já existe há décadas, essa foi a primeira vez que foi houve um progresso e avanço nesses estudos, e na computação quântica com a realização do teletransporte quântico de portas lógicas.

De acordo com os membros da equipe, essa descoberta também poderia ainda servir como base para o desenvolvimento e inovação de uma possível “rede de internet quântica”, na qual processadores separados e distantes formariam uma rede ultra-segura para computação e sensoriamento.

Isso poderia garantir total segurança na proteção de dados e na comunicação.

Descoberta que pode inovar futuros computadores quânticos

Dougal Main, líder da equipe que desenvolveu esse estudo, e também pesquisador do Departamento de Física da Universidade de Oxford, explicou que, em estudos anteriores, o teletransporte quântico focava exclusivamente na transferência de informações ou dados quânticos entre sistemas que sejam físicos (nesse caso dois processadores), mas que estejam separados.

No entanto, nessa descoberta, esse teletransporte foi utilizado para conectar sistemas separados, e criar interações entre estes sistemas, formando apenas um computador quântico, interligando esses processadores. De acordo com Main, esse é um passo crucial para a evolução da computação quântica.

Em quais áreas o avanço quântico pode impactar?

Computação Quântica: Nova Descoberta Pode Revolucionar Futuros Computadores

O avanço no campo da computação quântica pode inovar diversas áreas:

  • Segurança de dados: poderá desenvolver uma internet quântica ultra-segura, garantindo uma proteção de dados 100% sólida e segura.
  • Velocidade: computadores quânticos poderão calcular em horas o que computadores comuns demorariam anos ou décadas. Isso aceleraria inovações tecnológicas e científicas.
  • Avanços científicos: vai ajudar a impulsionar pesquisas nas áreas médicas, tecnológicas, pesquisas científicas, inteligência artificial, mudanças climáticas e até mesmo astronomia, possibilitando rápidas descobertas.
  • Novas redes de comunicação: desenvolvimento de computadores quânticos, o que trará ao mercado computadores altamente mais potentes do que os atuais, uma vez que os atuais são geralmente mais limitados.
Gostou?
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Fatos Mega Incríveis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.