CL1: o computador biológico que pode mudar os conceitos da era digital

Conheça o CL1: o computador biológico que pode trazer uma inovação e redefinir os limites tênues entre a computação e a biologia humana. Saiba mais.
Primeiro Computador Biológico da História
Computador Biológico - Foto de Cortical Labs - Modificação Canva
Getting your Trinity Audio player ready...

É possível existir um computador biológico? E esse computador funcionar com a mesma dinâmica de um cérebro humano? Muitos se perguntam onde a tecnologia poderia chegar ao combinar a computação com a biologia do nosso cérebro.

E em 2025, essa pergunta começa a ser respondida. Isto porque, este ano, a empresa australiana Cortical Labs apresentou para o mundo uma promessa de inovação tecnológica avançada e inédita, que pode mudar significativamente os atuais fundamentos da era digital: o CL1.

CL1: O Computador Biológico e seu Potencial para a tecnologia

Revelado pela primeira vez na Mobile World Congress (MCW), realizada esse ano, o CL1 é um microcomputador fabricado pela Cortical Labs a partir de neurônios humanos. Logo, esses neurônios foram cultivados por meio de células-tronco para desenvolver uma forma de unir a computação com a biologia humana.

Funcionalidades do CL1: como esse computador opera?

Muitos podem estar se perguntando: como funciona o CL1? Pois bem, ele funciona por meio da implementação de milhares de células neurais humanas que são interconectadas aos substratos de silício, a tecnologia dos chips. Isto é, praticamente, o seu funcionamento se dá através da simulação das redes neurais do nosso cérebro.

Além disso, essa combinação da biotecnologia e de tecnologia permite que os neurônios conectados ao silício processem os sinais elétricos. E isso ocorre de maneira análoga ao nosso sistema nervoso.

Algumas potenciais vantagens que o CL1 pode trazer para o futuro

O CL1 e seus possíveis desenvolvimentos futuros podem apresentar algumas vantagens bastante úteis para o futuro da humanidade.

  • Potencial para desenvolver novas capacidades para a inteligência digital;
  • Perspectiva de integrar redes neurais orgânicas, o que ampliaria as fronteiras da computação e da tecnologia;
Primeiro Computador Biológico da História
Computador Biológico - Foto de Cortical Labs - Modificação Canva
  • Potencial para adaptação e aprendizados rápidos, uma vez que a ideia é ter a dinâmica do nosso cérebro;
  • Redução no consumo de energia, o que poderia engrandecer a eficiência, reduzindo os custos de funcionamento;
Gostou?
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Fatos Mega Incríveis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.