6 Fenômenos da Mente que Ainda Desafiam a Ciência

Fenômenos da mente que intrigam neurocientistas e psicólogos
Alguns Fenômenos da mente que ainda intrigam cientistas e psicólogos
Imagem de hainguyenrp por Pixabay
Getting your Trinity Audio player ready...

A mente humana é um universo ímpar, complexo e cheio de desafios para a ciência e psicologia. E a constante busca por compreender alguns aspectos considerados incomuns ligados ao poder cognitivo humano deixam uma pergunta em aberto que muitos ainda não conseguem responder. Será que alguns fenômenos da mente estão ligados a capacidades extrassensoriais guardadas em nosso subconsciente? A resposta para isso é um mistério sem fim.

Portanto, neste artigo, vamos explorar 6 fenômenos da mente que a ciência ainda busca decifrar e que muitas pessoas têm sem uma explicação lógica.

5 fenômenos da mente que ainda desafiam estudos científicos

Veja alguns mistérios envolvidos nesses fenômenos

1. Sinestesia

O curioso fenômeno da mente que ocorre quando um sentido ativa outro sentido de forma automática. Por exemplo, indivíduos com sinestesia podem sentir sabores quando leem palavras. Ou ver cores ao ouvirem algum som. Ou seja, o sentido auditivo pode automaticamente ativar o sentido visual, ou vice e versa.

E o que torna esses fenômenos da mente mais complexas é que essas manifestações variam de pessoa para pessoa. Além disso, esses fenômenos ainda são um mistério para a psicologia e neurociência.

2. Intuição

A sensação de prever ou saber algo intuitivamente ainda é um enigma para a psicologia e neurociência moderna. Alguns estudos indicam que o efeito de intuir sobre algo está ligado ao processamento de informações armazenadas no inconsciente.

Entretanto, diferenciar um palpite aleatório de um insight verdadeiro ainda é um assunto que intriga pesquisadores. Além disso, profissionais e estudiosos seguem tentando compreender quais regiões do cérebro que ativam essas manifestações sensoriais.

3. Efeito Placebo – um dos fenômenos da mente mais comuns

O efeito placebo é um dos fenômenos da mente mais comuns entre os citados. Isto é, ele mostra como nossa mente pode ser influenciada pela autossugestão.

Isso acontece bastante com tratamentos com medicações. Embora os tratamentos com placebo sejam inertes, eles funcionam apenas porque o paciente acredita que são eficazes. E sim, isso já foi comprovado. Tratamentos com placebos já funcionaram para diversos pacientes.

O que os estudos dizem? Eles sugerem que a liberação de neurotransmissores, além de mudanças cerebrais, fazem o tratamento funcionar. Entretanto, a força de eficácia ligada a crença de que o tratamento pode funcionar varia de pessoa para pessoa. 

4. Sonhos Lúcidos

Fenômenos da mente

Esse também é um fenômeno bastante comum: o sonho lúcido. Isto é, como o próprio nome já diz, nestes sonhos, o indivíduo sabe que está sonhando e consegue até mesmo controlar e guiar o que ocorre no sonho. Alguns estudiosos buscam compreender quais áreas o cérebro ativa no momento do sono.

Portanto, a fim de desvendar os segredos por trás desses fenômenos oníricos, pesquisadores estão desenvolvendo técnicas para induzir sonhos lúcidos, ainda com pouco sucesso.

5. Déjà Vu

Sabe aquela sensação incomum de estar vivendo uma situação repetida, mas em outra época e lugar diferente? Este é o Déja Vu, e muitos já tiveram essa sensação. Portanto, trata-se de um dos fenômenos da mente cujas teorias sugerem pequenas falhas no processamento de informações do cérebro. Ou seja, basicamente essas falhas cerebrais acabam criando uma sensação de falsa familiaridade.

E por ser algo breve, algumas vezes durando menos do que 1 segundo, o Déja Vu é algo muito difícil de ser estudado. Por isso, a ciência ainda está longe de conseguir uma explicação conclusiva sobre porque sentimos esse sensação, que muitos já experimentaram.

E você, tem ou conhece alguém que já teve essas sensações? Comenta aqui embaixo!

Gostou?
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Fatos Mega Incríveis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.