Getting your Trinity Audio player ready... |
Você sabia? Com um mundo cada vez mais corrido e apressado, é muito fácil se perder na impaciência, no estresse, e na pressa. Esses sentimentos podem gerar comportamentos impetuosos e não ponderados, além de prejudicarem a saúde. Entretanto, com algumas práticas e treinos, podemos desenvolver a paciência e aprender lidar melhor com algumas situações da vida.
Portanto, nesse artigo, separamos alguns exercícios e técnicas para ajudar a reduzir o estresse e desenvolver a paciência. Confira abaixo.
7 exercícios para desenvolver a paciência e reduzir o nível de estresse
O terceiro serve também para crianças.
1. Respiração Diafragmática: um dos melhores exercícios para desenvolver a paciência
Diferente da respiração usual que fazemos quase que involuntariamente, a técnica da Respiração Diafragmática consiste na inspiração com expansão, e aspiração com contração do abdômen.
Alguns dos seus benefícios é que essa respiração ativa diretamente o nervo vago, reduzindo portanto os níveis de cortisol (hormônio do estresse). Isto é, a prática diária — de 5 a 10 minutos — ajuda a reduzir o estresse e praticar a tolerância e paciência, principalmente para saber lidar com situações imprevistas.
2. Prática da Meditação de Atenção Focada
Segundo algumas pesquisas realizadas com neuroimagem, a prática da meditação com atenção focada ajuda a fortalecer nosso córtex pré-frontal. Além disso, essa técnica também reduz as atividades da amigdala cerebral, uma área do cérebro responsável pela regulação hormonal e emocional.
Ou seja, praticar essa meditação ajuda a treinar a mente para a resistência de irritação e impulsividade, aumentando os níveis de tolerância.
3. Treino de Gratificação Adiada (Delay Gratification)
O conceito fundamental desse treino vem das observações sobre crianças que conseguiam usar a paciência para esperar por uma maior recompensa posteriormente.
Isto é, o Treino de Gratificação Adiada tem como base os estudos do “Teste do Marshmallow”. Essa técnica consiste em desenvolver pequenos desafios de rotina, mas com recompensas adiadas. E os resultados desse treino é a melhora da capacidade de esperar por resultados com paciência e sem ansiedade.
4. Exercícios de Reavaliação Cognitiva
A prática de Exercícios de Reavaliação Cognitiva é uma técnica da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Ou seja, essa técnica consiste no treino da reinterpretação de situações desafiadores. E seu principalmente objetivo é ensinar a lidar com desafios e dificuldades de maneira mais positiva e neutra.
A partir disso, tendemos a reduzir a carga emocional e aumentar a paciência e resistência emocional distante das frustrações.
5. A prática da Yoga e seus conceitos para desenvolver a paciência

Como não poderia ser diferente, exercícios físicos — quando bem orientados — são excelentes remédios para liberação de carga emocional. E com certeza a prática da Yoga está envolvida nisso.
Além da liberação de energia por alongamento muscular, pesquisas comprovam que a yoga ajuda a regular o eixo HPA (hipotálamo-pituitária-adrenal), que é responsável pela regulação do estresse.
6. A técnica da escrita expressiva - Excelente exercício para desenvolver a paciência
Alguns estudos mostram que a escrita dos sentimentos e pensamentos com uma base diária de 20 minutos podem ajudar a liberar cargas emocionais, processar melhor as emoções e reduzir os níveis de estresse.
Com isso, ativa-se um maior nível de resiliência às frustrações, aumentando também os níveis de tolerância.
7. Mindfulness Self-Compassion, Autocompaixão Consciente (MSC)
A técnica Mindfulness Self-Compassion, também conhecida como Autocompaixão Consciente foi desenvolvida por Kristin Neff, professora adjunta de psicologia educacional na Universidade do Texas. Trata-se de uma variação do mindfulness que estamos acostumados.
A prática consiste principalmente tratar a si próprio com compreensão e bondade, principalmente em momentos de dificuldade e sofrimento. Com uma maior tolerância consigo próprio (a), aumenta-se também os níveis de tolerância com as situações diárias.