O que acontece se um raio atingir um avião?

Muitas pessoas têm de voar por conta do risco de um raio atingir um avião. Entretanto, as aeronaves são projetadas para proteger os passageiros, pilotos e tripulação.
E se um raio atingir um avião
Imagem Modificada por Canva
Getting your Trinity Audio player ready...

Você sabia que alguns dos principais medos de viajar de avião estão relacionados a tempestades, principalmente aquelas torrenciais com raios? Isso porque muitas pessoas têm fobias de pensarem na possibilidade de um raio atingir um avião.

E se você já viajou durante uma tormenta, talvez tenha se perguntado sobre a possibilidade de isso acontecer.

Bem, a boa notícia é que a chance de um raio atingir uma aeronave comercial é algo bastante comum. E que muitos já passaram por isso, e nem perceberam ou sentiram o impacto. E, nesse artigo, vamos explicar o que acontece quando um raio atinge um avião.

é comum um raio atingir um avião?

A resposta, como já mencionado anteriormente, é sim. Especialistas calculam que, pelo menos uma vez por ano um avião comercial seja atingido por um raio. Mas quase nunca se ouviu dizer que um raio derrubou algum avião, ou que algum acidente foi causado por conta da descarga elétrica.

Isso porque existe um sistema de proteção que garante a segurança da aeronave na ocorrências de raios. Vamos entender no próximo tópico como isso funciona.

como os aviões são protegidos de raios?

Aviões modernos são fabricados com materiais que funcionam como uma “gaiola de Faraday”. Isso significa que a alta tensão e eletricidade da descarga elétrica vai percorrer somente a superfície externa das aeronaves. 

Ou seja, o raio não vai danificar os sistemas internos, nem atingir os passageiros. Além disso, os componentes elétricos do avião contam também com um sistema de proteção para evitar qualquer falha.

Mas o que ocorre se um raio atingir Um avião em cheio?

Geralmente o que acontece é que a descarga elétrica entra por uma extremidade do avião, como a ponta das asas, a cauda — tecnicamente chamada de empenagem— ou o nariz da aeronave.

Então, da maneira que atinge a extremidade, a descarga elétrica é dispersada também por alguma extremidade, normalmente pela ponta da asa. Como estas também possuem sistemas que protegem de danos, então nada acontece.

Passageiros ou pilotos sentem o impacto?

Segundo especialistas, e pessoas que presenciaram essa ocorrência, o único vislumbre que se teve do raio foi o piscar da luz da descarga elétrica passando próxima ou pela a asa do avião.

De acordo com relatos de pilotos, alguns somente notaram uma pequena interferência nos instrumentos, mas nada que fosse o suficiente para interferir a qualidade do voo. Logo, o que se pode concluir é que um raio atingir um avião é praticamente insignificante para o voo em si.

Existe algum risco, mesmo que seja pequeno?

O que acontece se um raio atingir um avião
Imagem Modificado por Canva

Em resumo, a chances de uma descarga elétrica provocar um problema grave ou danificar a aeronave é quase que inexistente.

Desde a década de 1960, os sistemas de segurança dos aviões foram aprimorados para garantir a proteção de todos. E não existem registros de acidentes com aviões comerciais causados por raios.

Então, podem embarcar sossegados, que o raio é o menos perigoso para um avião. 

Gostou?
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Fatos Mega Incríveis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.