Getting your Trinity Audio player ready... |
Não é segredo que a história da humanidade se fez ao longo de milênios por meio de descobertas e invenções que revolucionaram o mundo. Invenções estas que mudaram o curso de nossa existência.
Isto é, desde ideias pioneiras como a descoberta do fogo e a invenção da roda, até as tecnologias digitais avançadas de hoje em dia, o ser humano foi moldando seu meio tecnológico e social.
Portanto, nesse artigo, falaremos aqui sobre 7 invenções que mudaram o mundo e a forma como vivemos.
Veja aqui as 7 invenções que revolucionaram o mundo
Essas invenções mudaram a história da humanidade.
1. A Imprensa de Gutenberg (1440)
Você sabia que antes da prensa tipográfica de Johannes Gutenberg, as pessoas copiavam os livros manualmente? Essa limitação tornava o conhecimento quase inacessível para as pessoas. Isso porque o trabalho de copiar um livro de cada vez era extenso e demorado.
Com a criação da imprensa de Gutenberg, passou-se a publicar livros impressos e produzi-los em larga escala.
E essa evolução acabou oferecendo a possibilidade para que mais pessoas tivessem acesso a estes materiais impressos, já que eles eram distribuídos em lote, e com muito mais rapidez.
2. O protótipo de helicóptero de Leonardo da Vinci (1493)
Embora o helicóptero como conhecemos só tenha sido projetado alguns séculos depois, foi em 1493 que Leonardo da Vinci elaborou um conceito visionário do que poderia ser a primeira máquina voadora da história. Eles chamavam este protótipo de Da Vinci de “parafuso aéreo”.
Os estudos que deram embasamento para a máquina de Da Vinci propulsionaram o desenvolvimento de futuras aeronaves verticais. Hoje então temos o conceito perfeito do helicóptero que ‘começou’ com Leonardo.
3. A lâmpada de Thomas Edison (1879)
Embora Thomas Edson não tenha sido o único a criar o protótipo da lâmpada elétrica, o físico trabalhou no aperfeiçoamento de um modelo de lâmpada viável e eficiente. Modelos este que poderia ser usada nas residências.
A invenção de Thomas Edson não apenas revolucionou a vida noturna, substituindo as velas e lamparinas, como também acabou oferecendo mais segurança e produtividade que antes não tinha sem o uso dessa invenção.
4. O Automóvel de Karl Benz (1885)

O primeiro automóvel movido a gasolina criado por Karl Benz deu início a uma das maiores indústrias do mundo: a indústria automobilística.
O que antes era comum as pessoas se locomoverem apenas por meio de carroças, utilizando animais para impulso dos veículos, com os carros a gasolina, o transporte se tornou muito mais rápido, dinâmico e automatizado.
Hoje em dia, por assim dizer, os carros são os veículos que mais dominam as ruas e estradas do mundo inteiro.
Mas tudo começou com as ideias iniciais de algum veículo que pudesse ser movido a propulsão de gasolina. Este foi o Automóvel de Karl Benz.
5. Os Antibióticos de Alexander Fleming (1928) – Uma das invenções que revolucionaram a medicina moderna
Como muito se sabe, Alexander Fleming descobriu o primeiro antibiótico da história, conhecido como penicilina. Isto, portanto, foi um marco para a revolução da medicina moderna.
Hoje em dia nós utilizamos antibióticos para tratamento de infecções e contaminações que antes eram considerados sem cura e até fatais. Com isso, eles ajudam a salvar milhares de vidas.
6. O Computador Moderno (década de 1940)
O desenvolvimento dos primeiros computadores tinha como objetivo apenas os cálculos científicos e militares. Somente com o passar do tempo que esses computadores foram ganhando novos recursos e avanços tecnológicos.
Assim, os computadores foram evoluindo e ganharam espaço no mercado. Hoje em dia, portanto, os PCs são acessíveis às pessoas e ao mundo corporativo.
7. A Internet (1969) – Uma das invenções que revolucionaram a comunicação
A Internet foi inicialmente desenvolvida como um projeto militar. Ela tinha o nome de ARPANET, sigla para Advanced Research Projects Agency Network. Cuja tradução direta para o português é: Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada.
Hoje em dia, a Internet é extremamente importante para a globalização. Isto porque essa tecnologia conecta pessoas. Além de tornar acessível e possível uma ampla comunicação no mundo inteiro.