Getting your Trinity Audio player ready... |
Fala, amante da tecnologia! Você, que é apaixonado pelas inovações tecnológicas, já parou para pensar como a inteligência artificial vem mudando o rumo da era digital?
Hoje em dia, com diversos assistentes virtuais até robôs capazes de responder a solicitações e perguntas – e realizar tarefas de maneira totalmente autônoma —, a inteligência digital vem se tornando mais do que o braço direito do ser humano.
Ou seja, ela também pode ser uma aliada ao progresso à globalização. Veja abaixo algumas curiosidades e avanços que estão acontecendo com as IAS no mundo digital.
Curiosidades da Inteligência Artificial que poucos conhecem
1. Inteligência Artificial superando a inteligência humana
Em diversas áreas, a inteligência artificial já é capaz de executar tarefas como algo que consegue agir e pensar de forma quase humana.
Além disso, a IA consegue superar a eficiência humana. Embora esse avanço comprometa algumas profissionais atuais, a estimativa portanto é que, com isso, novos recursos e profissões virão a partir dessas novas demandas.
2. A Inteligência Artificial já é capaz de compor músicas
Sim, é isso mesmo! Hoje em dia, os algoritmos que compõem a estrutura digital da IA são capazes de compor músicas originais. E com uma habilidade autônoma de sincronizar e manter o ritmo no tempo adequado. Isto é, composições musicais com notas afinadas e ajustadas.
Embora ainda não saibamos de alguma música de sucesso criada pela IA, por se tratar de uma tecnologia nova, a estimativa é que não demore muito para isso acontecer.
3. A IA aprende de forma semelhante ao cérebro humano
Você sabia que a estrutura da Inteligência Artificial tem como base a dinâmica do cérebro humano?
Ou seja, a IA utiliza estruturas digitais que se assemelham ao funcionamento das nossas redes neurais.
Isso possibilita que a Inteligência Artificial aprenda, treine e aprimore o que aprendeu, ganhando experiência em determinado assunto. E essa jornada de aprendizado e novas experiências é semelhante ao aprendizado cognitivo do cérebro humano.

4. A IA está ajudando a salvar vidas na medicina
Atualmente, a Inteligência Artificial está sendo utilizada para análises de doenças. Entre algumas dessas doenças o câncer. Além disso, a IA pode identificar tratamentos e cura para essas enfermidades com uma incrível precisão, dessa forma auxiliando profissionais da saúde de modo geral.
5. Carros autônomos podem ser movidos por inteligência artificial
A indústria automobilística não poderia ficar de fora de todo esse processo. E, buscando aprimorar a segurança na direção e reduzir o número de acidentes automobilísticos, hoje em dia já existem diversos veículos autônomos fabricados para serem guiados pela IA.
Isso acaba oferecendo total autonomia ao motorista, além de uma direção segura e confortável. Nesses veículos, portanto, a IA funciona como um motor inteligente sob o comando da direção do carro.