Curiosidades da Idade Média: Fatos Incomuns Dessa Época que Poucos Conheciam!

Fatos e curiosidades incomuns marcaram esses séculos medievais, e trouxeram muitas controvérsias se e essa época foi tão romântica quanto dizem.
Curiosidades e Fatos Incomuns da Idade Média
Imagem gerada por IA Gemini
Getting your Trinity Audio player ready...

Você sabia que algumas crenças e hábitos incomuns para os dias de hoje marcaram a Idade Média?

A conhecida Era Medieval (476 d.c – 1453 d.c) é uma das épocas mais fascinantes da história. Mas muitos ainda mencionam hábitos e comportamentos incomuns que fizeram a Idade Média ser um tanto quanto curiosa.

Então, se você é apaixonado por curiosidades históricas, vamos voltar no tempo e conhecer alguns dos costumes diferentes e que aconteciam nessa época enigmática! E que muitos deles não se encaixaram nos tempos de hoje.

6 curiosidades incomuns sobre a Idade Média

A última é de cair o queixo.

1. Camponeses acreditavam que não iam para o inferno

Diversas crenças marcaram a Idade Média. E uma dessas era que camponeses acreditavam que o mau cheiro os salvaria do inferno

Ou seja, pessoas do campo — no geral homens e mulheres — acreditavam que, por exalarem um odor pungente, os ‘demônios’ não as aceitariam.

Por isso mal tomavam banho, um hábito que por vários outros motivos, que falaremos no próximo tópico, não era muito comum.Os camponeses acreditavam que o mau cheiro os salvaria do inferno

2. Banhos eram raros na Idade Média

O esgoto e outros detritos frequentemente poluíam as fontes. Pelo mesmo motivo já citado, e por diversos outros, as pessoas quase não tomavam banhos nessa época.

Ou seja, além de acharem que estariam salvas de condenações celestes, elas também acreditavam que a água poderia contaminar mais do que limpar. Isso porque o esgoto e outros detritos frequentemente poluíam as fontes.

Além disso, aquecer a água era trabalhoso e demorado. E no frio extremo de países do norte, era quase impossível tomar banho com água gelada.

3. Fezes e urinas eram armazenadas

A ‘logística’ dos resíduos humanos na Idade Média era um sério problema. Isto porque um dos costumes da época era armazenar fezes e a urina em caixinhas, como penicos de cerâmica ou de madeira. Além disso, as pessoas guardavam esses recipientes debaixo da cama.

Mas a má gestão dos dejetos não parava por aí. Isto porque quando precisavam desfazer do excesso de resíduos, simplesmente os despejavam pela janela. E faziam isso geralmente nas ruas movimentadas.

4. Falta de anestesia para cirurgias e extrações

Na Era Medieval, os estudos voltados para a medicina eram escassos. Então alguns recursos, como a anestesia, simplesmente não existiam. Isto é, os barbeiros, que realizavam extrações de dentes e cirurgias. E eles usavam bebidas alcoólicas como anestésicos.

Embora considerassem um método eficiente, ainda assim era limitado. E o pós-operatório, para cauterizar as feridas e evitar infecções, eles usavam óleo quente.

5. o rei tinha um criado especial para suas limpezas íntimas

Fatos Incomuns da Idade Média
Imagem gerada por IA Gemini

Ao terminar o número 2, o Rei já tinha um criado encarregado apenas para uma higienização íntima real.

E esse criado, conhecido como “Groom of the Stool”, em português “serviçal de assento”, exercia essa função. Muitos na corte cobiçavam esse trabalho. Isto porque eles viam o criado como alguém bem próximo do monarca ao ponto de garantir sua higienização.

Além disso, o criado também tinha o dever de ouvir as confissões, segredos e desabafos do monarca.

6. Na Idade Média quase tudo era bruxaria

Na Era Medieval, muitas pessoas chamavam quase tudo de bruxaria. Então, todo cuidado para não ser condenado era pouco.

Afinal, uma acusação de bruxaria era algo grave, podendo levar a pessoa à morte. Portanto, caso alguém saísse da linha ou fosse suspeito apenas por alguns detalhes, a probabilidade de condenarem essa pessoa era grande.

Gostou dessas curiosidades?

Gostou?
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Fatos Mega Incríveis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.