Getting your Trinity Audio player ready... |
Você sabia? O corpo humano é uma verdadeira máquina biológica. Isso porque suas diversas funções são interligadas para que ele funcione de maneira perfeita, gerando assim processos bioquímicos que nos ajudam a manter a saúde em dia.
E, nesse artigo, falaremos de alguns fatos e detalhes incríveis sobre o nosso corpo que poucos conheciam. Preparem-se porque alguns desses fatos vão explodir sua mente!
5 curiosidades sobre o corpo humano que poucos conheciam
1. Nosso coração chega a bater 100 mil vezes por dia
Que o nosso coração é uma máquina incansável, trabalhando continuamente para bombear sangue para todos os vasos sanguíneos, artérias e órgãos, isso sabemos.
O fato é que, sem que a gente perceba, esse órgão tem a capacidade de bombear cerca de 100 mil vezes por dia! Ou seja, dentro de um ano, o coração humano vai pulsar aproximadamente 35 milhões de vezes.
2. Os ossos do corpo humano são mais resistentes que o aço
Embora não pareça, o tecido dos ossos tem uma resistência incrível, chegando a ser mais forte até do que o próprio aço.
Para se ter uma ideia, a estrutura óssea humana chega a suportar até 1,7 toneladas de peso. Isso é bastante comparado com galhos de árvores, por exemplo.
3. O cérebro humano gera eletricidade suficiente para acender uma lâmpada
Os neurônios do nosso cérebro estão produzindo impulsos elétricos de maneira contínua. Isso faz com que o funcionamento do órgão esteja em perfeito funcionamento.
E, por conta de toda essa atividade, o cérebro humano chega a ser capaz de gerar 25 watts de potência. Isto é energia o suficiente para acender uma pequena lâmpada por várias horas.
4. A pele do corpo humano se renova a cada 28 dias
Nossa pele se renova a cada 28 dias. Ou seja, basicamente mês a mês nós estamos ganhando uma pele nova.
Isto acontece porque as células mortas vão sendo gradualmente substituídas. Essa troca de células ajuda em nossa saúde cutânea, evitando riscos de doenças de pele. Alguns cientistas estimam que, ao longo da vida, uma única pessoa consiga trocar de pele aproximadamente mil vezes.
5. Somos mais altos de manhã do que à noite
Isso acontece porque, enquanto dormimos, a posição de deitado gera uma expansão dos discos das vértebras. Por isso, acordamos com a coluna levemente mais esticada.
Além disso, com a carga que o corpo suporta durante o dia, esses discos voltam a se comprimir, e acabamos perdendo até 1,5 cm de altura!