Pirâmides do Egito: Teorias Sobre as Construções Desses Monumentos

A construção das pirâmides do Egito continua sendo um dos maiores mistérios da história da humanidade.
Pirâmides do Egito
Imagem de Iris Helen silvy por Pixabay
Getting your Trinity Audio player ready...

A construção das pirâmides do Egito continua sendo um dos maiores mistérios da história da humanidade. Isso porque poucos conseguem explicar como os egípcios conseguiam transportar e erguer pedras gigantescas, com toneladas de peso até o topo das construções.

Embora muitos ainda acreditem que uma civilização mais avançada, como os alienígenas, tenha ajudado nas construções, outros estudiosos têm teorias mais céticas, e menos empíricas.

Veja abaixo algumas dessas principais teorias sobre as construções das pirâmides do Egito Antigo.

Teoria das construções das pirâmides do Egito Antigo

1. Mão de obra qualificada e salários

A teoria de que os antigos egípcios construíram as pirâmides por meio de trabalho escravo já não é mais aceita há muito tempo.

Acredita-se atualmente que as construções se deram por uma força de mão de obra qualificada. Essa força de trabalho era composta por artesãos e camponeses, que até mesmo recebiam salários ou compensações.

2. Rampas para o transporte de pedras

Alguns historiadores especialistas no assunto cogitam que as rampas inclinadas eram fundamentais para a locomoção das pedras gigantescas. No entanto, outros estudiosos sugerem o uso de rampas retas, ou rampas internas ou até espiral.

O fato é que as rampas facilitavam os homens conseguissem transportar as pedras para o local da construções, e até para o topo das pirâmides.

3. Uso de roldanas e alavancas

Embora no Antigo Egito não existissem roldanas como conhecemos hoje, é bem provável que eles usassem um sistemas de alavancas.

Além disso, cordas e outros dispositivos rudimentares poderiam ter sido usados para erguer as pedras. Tais métodos ajudariam a mover blocos de toneladas com muito mais precisão.

4. Transporte de barco pelo Rio Nilo

Pirâmides do Egito
Pirâmides do Egito - Imagem de Jarek por Pixabay

O Rio Nilo era essencial para a locomoção dos blocos gigantescos de toneladas de quilos. Enquanto as pedras de calcário eram extraídas no próprio local, as de granito, que eram bem mais pesadas, vinham das pedreiras mais distantes.

Por isso, os trabalhadores trafegavam essas pedras utilizando alguns barcos pelo Rio Nilo. Do contrário, seria impossível transportá-las.

5. Cortes precisos nas pedras para construções das pirâmides do Egito

Alguns estudiosos sugerem que, para cortar os blocos de pedra das pirâmides, eles utilizavam ferramentas de cobre. Por isso a precisão dos cortes. Outros cogitam até mesmo o uso de materiais mais rígidos, como o diorito.

Fato é que as pedras eram cortados em blocos quase perfeitos, permitindo o encaixe ideal desses blocos.

Gostou dessas curiosidades?

Gostou?
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Fatos Mega Incríveis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.